Passeio e Conversa #1 . A Fábrica da Paisagem  26 de Setembro (Sábado) . passeio 14h00, conversa 18h00 . V.N. Famalicão

Passeio e Conversa #1 . A Fábrica da Paisagem 26 de Setembro (Sábado) . passeio 14h00, conversa 18h00 . V.N. Famalicão

001Cartaz-01-01

Passeio e Conversa #1 . A Fábrica da Paisagem

26 de Setembro (Sábado) . passeio 14h00, conversa 18h00 . V.N. Famalicão

Com Passeio e Conversa #1 : A Fábrica da Paisagem inicia-se o programa paralelo da exposição Território: Casa Comum, desenvolvida pelo grupo de investigação MDT-CEAU-FAUP (Morfologias e Dinâmicas do Território do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da UP), actualmente patente na Casa do Território em V.N. Famalicão. O evento integra também a programação das Jornadas Europeias do Património 2015.

Passeio e Conversa #1 : A Fábrica da Paisagem

Desde meados do século XIX que as fábricas as maquinofacturas – são elemento fundamental no desenho da paisagem do Médio Ave: pela sua dimensão e localização; pelos fluxos de carga, energia e pessoas que geram; pelo emprego que criam e habitantes que atraem; pelo modo como determinam as estruturas sociais e económicas do local onde se instalam. À medida que se foram alterando os produtos, os modos de organização da produção e distribuição, os mercados, as infra-estrutuas de energia, mobilidade e saneamento, os meios de transporte dos trabalhadores, a relação cada vez mais globalizada que as empresas estabelecem com clientes e fornecedores, foi-se também alterando a localização das unidades industriais e o modo como se relacionam com o espaço que as envolve.

É um pouco desta história que vamos percorrer, guiados por Álvaro Domingues, visitando algumas fábricas e procurando perceber como foram determinando o território onde se localizam, tanto nos locais da primeira industrialização do Ave (Caniços, Bairro, Riba d’Ave) como nas áreas industriais mais recentes e dinâmicas (Lousado-Ribeirão, Riopele).

A excursão será ponto de partida para a conversa que se segue. Num momento em que assistimos à acelerada transformação do quadro económico e à reformulação do nosso tecido industrial, importa pensar o modo como estas peças participam hoje na produção do território e quais os desafios que colocam às políticas públicas e ao planeamento urbano.

Programa:

14h00 – Passeio

Encontro na Casa do Território, V.N. Famalicão

18h00 – Conversa

Casa do Território, V.N. Famalicão

Álvaro Domingues, Geógrafo, FAUP

Augusto Lima, Coordenador Famalicão Made IN

José Alexandre Oliveira, Presidente Riopele*

Virgílio Borges Pereira, Sociólogo, FLUP/FAUP

* a confirmar

Participação gratuita, sujeita a inscrição prévia:

casadoterritorio@vilanovadefamalicao.org

252 374 184

Ciclo Passeio e Conversa

É a percorrer o território, e a falar do que aí se viu, que melhor podemos compreender o lugar que habitamos. Por isso, a exposição Território: Casa Comum é complementada pelo ciclo Passeio e Conversa – um dia por mês, um tema diferente dá o mote para uma excursão pelo território do Médio Ave, seguido de uma conversa com alguns dos principais intervenientes locais e especialistas sobre o assunto do dia.

FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmail