CANDIDATURAS ABERTAS | 2015/16 | REGIMES NOCTURNO E DIURNO

CANDIDATURAS ABERTAS | 2015/16 | REGIMES NOCTURNO E DIURNO

MESTRADO INTEGRADO EM ARQUITECTURA E URBANISMO

INSCRIÇÕES ABERTAS 2015/16 NOS REGIMES NOCTURNO E DIURNO

A Universidade Fernando Pessoa tem por lema nova et nove, isto é, “ (…) ensinar coisas novas com métodos novos”, e constitui um projeto ambicioso cuja maturidade e desempenho foi recentemente reconhecida pela Avaliação Internacional efetuada pela EUA (Associação Europeia de Universidades).

A licenciatura em Arquitectura e Urbanismo foi incluída neste projeto em 1998 e, numa lógica de consolidação e continuidade da gestão estratégica do curso, bem como no sentido de permitir uma maior mobilidade dos seus estudantes, em 2005 foi iniciado o procedimento de adequação do curso ao Processo de Bolonha. Neste decurso, a licenciatura em Arquitectura e Urbanismo foi substituída pelo novo Mestrado em Arquitectura e Urbanismo, isto é, por um ciclo integrado único de cinco anos que culmina na elaboração e apresentação pública de uma Dissertação de Mestrado.

Tal como especificado no Artigo 21.º da Diretiva 2005/36/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 7 de Setembro de 2005, relativa ao reconhecimento das qualificações profissionais o “Princípio do reco­nhecimento automático” implica que todos os Estados-Membros reconhecerão os títulos de formação de arquiteto enumerados no ponto 5.7.1. do anexo V, atribuindo-lhes nos respetivos territórios, no que se refere ao acesso às atividades profissionais e ao seu exercício, o mesmo efeito que aos títulos de for­mação por eles emitidos. O Mestrado Integrado em Arquitectura e Urbanismo da Universidade Fernando Pessoa foi adicionado ao anexo V, ponto 5.7.1. da Diretiva 2005/36/CE em Dezembro de 2010.

Estruturado desde o primeiro momento em cinco anos curriculares com não mais que trinta alunos por ano, este curso aproveitou as potencialidades da estrutura académica existente, de cariz inter­disciplinar e propiciadora de um constante cruzamento e parceria entre as várias áreas de saber ali lecionadas (a Arquitectura, o Urbanismo, a Engenharia Civil, o Ambiente, as Ciências Sociais, ou as Ciências da Saúde), para se afirmar como um curso de exceção, caracterizada por um ensino fortemente personalizado, com uma forte componente prática, e um enfoque privilegiado sobre a complexidade ecológica do habitat urbano.

Para além da formação efetiva em sala de aula, os alunos são confrontados com o desenvolvimento de atividades de projeto, estudo e acompanhamento de casos reais assumindo, desde cedo, uma intervenção ativa na sociedade. O “laboratório de estudos e projetos” (LEP), da Universidade Fernando Pessoa, apresenta-se como um palco privilegiado para este confronto, permitindo a criação de todo um conjunto de inter-relações sistémicas entre as atividades de investigação, as de ensino, as de aprendizagem e, simultaneamen­te, as de aproximação aos atos próprios da profissão arquiteto.

Luís Pinto de Faria (lpintof@ufp.edu.pt)

Para mais informações acerca das condições de ingresso, clique aqui

 

FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmail