A Universidade Fernando Pessoa tem por lema nova et nove, isto é, “ (…) ensinar coisas novas com métodos novos”, e constitui um projecto ambicioso cujos objectivos principais estão consagrados nos seus estatutos:
i) Ministrar e dinamizar o ensino superior em diversas áreas;
ii) Apoiar e incentivar a pesquisa e investigação científica, fundamental e aplicada, nomeadamente pela criação de Centros de Investigação;
iii) Fomentar o desenvolvimento do pensamento crítico e do espírito científico;
iv) Ensinar o respeito pelo próximo, a conduta pela ética e o respeito pelos direitos humanos;
v) Organizar eventos de âmbito cultural e científico;
vi) Estimular a relação universidade-empresa, de forma a perspectivar a vida activa;
vii) Cooperação e intercâmbios com outras instituições, a nível nacional e internacional.
A licenciatura em Arquitectura e Urbanismo foi incluída neste projecto em 1998, tendo vindo, desde então, a reforçar gradualmente a sua presença na história desta instituição.
Numa lógica de consolidação e continuidade da gestão estratégica do curso, bem como no sentido de garantir uma maior comparabilidade com outros planos curriculares europeus e, consequentemente, a possibilidade de uma maior mobilidade dos seus estudantes, em 2005 foi iniciado o processo de adequação do curso de licenciatura em Arquitectura e Urbanismo (aprovado pela Portaria nº 811/98, de 24 de Setembro, alterada pela Portaria nº 624/2001, de 23 de Junho, e pela Portaria nº 366/2005, de 4 de Abril) ao Processo de Bolonha, mais tarde autorizado pelo despacho nº 15 606/2006 (2ª série), do director-geral do Ensino Superior, de 20 de Julho. Neste processo, a anterior licenciatura em Arquitectura e Urbanismo foi substituída pelo novo Mestrado em Arquitectura e Urbanismo, isto é, por um ciclo integrado único de cinco anos que culmina na elaboração e apresentação pública de uma Dissertação de Mestrado. Se o aluno desejar interromper os seus estudos ao fim de três anos lectivos (seis semestres) poderá obter o grau de licenciado em “Topografia e Desenho de Construção”, ficando então habilitado a exercer actividade profissional como técnico nas áreas do Desenho ou da Topografia.
O Mestrado Integrado em Arquitectura e Urbanismo da Universidade Fernando Pessoa foi adicionado ao anexo V, ponto 5.7.1. da Directiva 2005/36/CE em Dezembro de 2010.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.