Celestino de Castro
No passado mês de Agosto faleceu Celstino de Castro. Foi com pesar que na UFP recebemos a noticia. Apesar disso não podemos dizer que foi uma surpresa. O curso de Arquitectura da UFP teve a oportunidade de conviver em alguns momentos deste ano que passou com este bem conhecido arquitecto do moderno português.
Um dos nossos alunos, o Pedro Nunes, realizou um trabalho monográfico sobre a vida e obra de Celestino de Castro. Esse facto deu ao Pedro, e a nós docentes, o privilégiode contactar com Celestino. Acompanhamos também as suas dificuldade provocadas por uma doença prolongada que lhe retirava a força física mas não o descernimento.
Deste modo, fica uma palvra de agradecimento a Celstino de Castro pela dedicação e empenhou que demonstrou quando desejamos estudar e discutir a sua obra.
Desde a segunda metade de 2006 que desenvolviamos um projecto editorial sobre a obra de Celestino de Castro. Será, portanto, imperdível o próximo número da nossa revista “a obra nasce”, onde a Universidade Fernando Pessoa e o seu curso de arquitectura desenvolveram um número exclusivo e monográfico sobre este arquitecto. Na altura o ensejo era convidá-lo para a apresentação do número, inclusive a direcção do curso ponderou, pelos motivos da sua doença, realizar esse evento na FNAC de Lisboa, poupando-o a uma degastante viagem. A morte chegou entretanto, mas o número 5 da nossa revista mantém-se e ganha, inclusive, uma nova dimensão, transforma-se num tributo. Passando a imodéstia de quem com o Luís Pinto de Faria e o João Castro Ferreira trabalhou nesse projecto onde se inclui a ultima entrevista (extensisssima e muito interessante) dada por Celestino de Castro ao nosso ex-aluno e agora também arquitecto, Pedro Nunes.
têm alguma informaçao sobre a sua obra em Gaia, “Casa José Braga” que pudessem publicar? pertencemos à faculdade de Arquitectura Lusíada de Lisboa e estamos a fazer um trabalho sobre esta obra dele.
CaríssimosA Casa José Braga foi estudada pelo Professor Arquitecto Abel Tavares no n.º 5 da revista do curso de arquitectura e Urbanismo da UFP dedicada a Celestino de Castro. Não sei se ainda haverá algum número disponível, pois penso que a edição esgotou (mas posso tentar saber). Obrigado pela participação neste espaço, bom trabalho e até breve.Manuel da Cerveira Pinto
obrigada pela informação. também já encontramos esse número numa página web que pensamos estar disponível para encomenda. No entanto, se souber de mais alguma informação ficariamos muito agradecidas.Mais uma vez, obrigado pela sua ajuda
Olá…Nada há que agradecer. Mais alguma informação, disponham…Até breve e bom trabalhoManuel da Cerveira Pinto
Hi,
is it still possible to get on of those magazin you talking about in the article? Celestino was my grandpa,
Tanks
Hello
Yes, I think the magazine it´s still available in the UFP university in Oporto. And if they don't have, I think I can get one…
Thanks for your comment