Casa das Marinhas (Arq. Viana de Lima) aberta ao público

Casa das Marinhas (Arq. Viana de Lima) aberta ao público

A Câmara Municipal de Esposende abriu as portas ao público da Casa das Marinhas, do arquitecto esposendense Viana de Lima, transformada agora em Casa Museu.

O imóvel foi alvo de obras de beneficiação, no âmbito do URBI, que se traduziram em trabalhos de pintura, cobertura e requalificação do jardim, e foi transformado em Casa Museu, estando apto a receber visitas, mediante marcação prévia.

Este é o culminar de um processo, iniciado em 2010, entre a Câmara Municipal de Esposende e a Universidade do Porto, herdeira do imóvel. O Município adquiriu a Casa das Marinhas, pelo valor de 120 000 euros, correspondente à atribuição, durante 30 anos, do “Prémio Viana de Lima – Câmara Municipal de Esposende”, aos dois melhores alunos dos cursos de Arquitectura e de Belas Artes, no valor de 2 000 euros cada, facultando o acesso de visitas ao imóvel à comunidade em geral.

A construção da Casa das Marinhas data de 1954. Este “solar dos tempos modernos” foi concebido a partir de um velho moinho, a cuja construção de raiz Viana de Lima adicionou as novas dinâmicas das tendências de então. O imóvel está classificado como Monumento de Interesse Público.

Casa-das-Marinhas-622x414

(in: http://www.correiodominho.com)

 

 

 

FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmail