A vida e obra do Padre Himalaya
A intuição do Padre Himalaya, de que a energia solar e outras energias renováveis poderiam vir a tornar-se as energias do futuro, tornaram-no pioneiro daquilo que hoje se pode definir como desenvolvimento ecologicamente sustentado.
Em 1904 em St. Louis, Missouri, EUA, muita gente admirava a gigantesca estrutura de aço, onde milhares de espelhos reflectiam a luz do sol, e 80 m2 de superfície obtinham 3500º de temperatura. O pireliófero do Padre Himalaya fazia entrar Portugal na história das energias renováveis, há mais de cem anos.
Assim, em 1904, um português, conhecido como Padre Himalaya, recebia o “Grand Prix” na Exposição Mundial de St. Louis, nos EUA, por um engenho – chamado pireliófero – que utilizava a energia solar para derreter rochas e metais.
A obra do Padre Himalaya foi redescoberta em meados dos anos 90 pelo Professor Doutor Jacinto Rodrigues, que editou então um livro chamado “A Conspiração Solar do Padre Himalaya”…
O documentário recentemente realizado por Jorge António irá passar na próxima terça-feira, pelas 23,30h, na RTP2. A não perder!!!!
É de facto um documentário de “digestão fácil” sobre o visionário Padre Himalaya. Foi bom poder contar com uma programação recheada de interessantes documentários de produção nacional, como a que aconteceu ao longo da última semana na RTP 2.Contudo, gostaría de deixar uma pequena nota: não é realizado por um cineasta francês mas sim por Jorge António, realizador da LX Filmes que, na fase de lançamento do filme, procedeu à sua apresentação nas instalações da UFP, já lá vão dois anos, se a memória não me falha.A nossa história relata muitas vezes casos de talentos que não são devidamente reconhecidos em vida, não é o caso que passo a mencionar, mas como por aqui ainda não foi falado, sugiro que se deixe uma nota à representação de Portugal na Quadrienal de Praga pelo Arquitecto João Mendes Ribeiro condecorado com a medalha de Ouro para a sua apresentação “Arquitecturas em Palco”.
Como não encontrei o e-mail para sugestões do blog aqui vai uma sugestão desenquadrada neste post:festaredonda.blogspot.com
Cara RQLTAObrigado pela sua participação neste espaço e também pela sugestão. Nem de propósito propus, ainda hoje, que houvesse um tema para o ciclo de conferências “Tertúlias de Arquitectura” deste ano, e que o mesmo fosse a relação entre a arquitectura e as (outras) artes… e agora surge esta sugestão.Fica registado. Muito obrigado, mais uma vez e venham mais sugestões…Até breve
Ah…esqueci-me de dizer. Obrigado pela correcção apresentada no comentário anterior. Tem toda a razão, trata-se, de facto, do documentário realizado por Jorge António, facto pelo qual peço desculpa. Como havia visto recentemente um pequeno filme (entrevista) ao professor Jacinto Rodrigues, feito por uma televisão francesa… Bom, já está corrigido. Obrigado, mais uma vez. Cumprimentos e até breve