Celestino de Castro

No passado mês de Agosto faleceu Celstino de Castro. Foi com pesar que na UFP recebemos a noticia. Apesar disso não podemos dizer que foi uma surpresa. O curso de Arquitectura da UFP teve a oportunidade de conviver em alguns momentos deste ano que passou com este bem conhecido arquitecto do moderno português.

Um dos nossos alunos, o Pedro Nunes, realizou um trabalho monográfico sobre a vida e obra de Celestino de Castro. Esse facto deu ao Pedro, e a nós docentes, o privilégiode contactar com Celestino. Acompanhamos também as suas dificuldade provocadas por uma doença prolongada que lhe retirava a força física mas não o descernimento.

Deste modo, fica uma palvra de agradecimento a Celstino de Castro pela dedicação e empenhou que demonstrou quando desejamos estudar e discutir a sua obra.

Desde a segunda metade de 2006 que desenvolviamos um projecto editorial sobre a obra de Celestino de Castro. Será, portanto, imperdível o próximo número da nossa revista “a obra nasce”, onde a Universidade Fernando Pessoa e o seu curso de arquitectura desenvolveram um número exclusivo e monográfico sobre este arquitecto. Na altura o ensejo era convidá-lo para a apresentação do número, inclusive a direcção do curso ponderou, pelos motivos da sua doença, realizar esse evento na FNAC de Lisboa, poupando-o a uma degastante viagem. A morte chegou entretanto, mas o número 5 da nossa revista mantém-se e ganha, inclusive, uma nova dimensão, transforma-se num tributo. Passando a imodéstia de quem com o Luís Pinto de Faria e o João Castro Ferreira trabalhou nesse projecto onde se inclui a ultima entrevista (extensisssima e muito interessante) dada por Celestino de Castro ao nosso ex-aluno e agora também arquitecto, Pedro Nunes.

FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmail