Tempo de leitura


Arquitecturas Excavadas

Mario Algarín Comino

“A escavação é uma forma de construção diferente que dá origem a espaços de uma liberdade total. Pensemos em modelar sem inconvenientes o volume que desejamos para um edifício a partir de uma massa resistente e contínua.
Se existe um espaço absoluto, este seguramente que parte desta “outra” forma de arquitectura possuidora de um potencial de criação que o homem poucas vezes ousou utilizar.
Esta investigação tenta descobrir quais são as suas características para que nos ajudem iluminar obras conhecidas que nos surgem herméticas ou simplesmente causam-nos estranheza, obras cuja idealização desde a construção tectónica ou aditiva nos parece difícil.
Aborda dez conhecidas obras de arquitectura de todos os tempos, desde a ermita de San Baudelio ao museu para a Fundação Guggenheim, cujo estudo revela diferentes estratégias no projecto arquitectónico: o “hallazgo” súbito, a transposição directa, o método progressivo pausado e seguro, a identificação iconológica, a materialização do capricho ou obsessão, a luta com as condições externas à ideia ou a utilização das mais recentes tecnologias.”

(Tradução livre do posfácio)

FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmail