Fernando Lanhas conversa sobre a sua arquitectura com Paulo Alexandre Santos (ex-aluno UFP)

Fernando Lanhas conversa sobre a sua arquitectura com Paulo Alexandre Santos

Clube Literário do Porto, Dia 20 | Domingo, 16h00

Fernando Lanhas: o arquitecto
“O meu primeiro encontro com Fernando Lanhas aconteceu em 2004 numa exposição que ele próprio organizou sob o tema a vida e o mundo. Mais tarde, em 2007, houve um novo encontro na sequência de uma entrevista estruturada na disciplina Seminário I sob o tema a participação pública.
Antes de entrevistá-lo havia um ligeiro conhecimento sobre o seu currículo, mas não, por exemplo, que fora um dos elementos constituintes da ODAM (Organização dos Arquitectos Modernos do Porto), ou o pioneiro do abstraccionismo geométrico em Portugal. Durante a referida entrevista, o arquitecto Fernando Lanhas divagou sobre o tema numa dimensão quase filosófica, dimensão essa que pouco herdava do racionalismo puro apesar de serem evidentes os preceitos do Modernismo ao longo do seu discurso, e talvez tenha sido essa a razão, pela qual, em nenhum momento da entrevista houve uma sensação anacrónica, tal era a contemporaneidade do seu discurso.
Depois de uma pesquisa bibliográfica concluiu-se que a sua vida e obra já estavam bastante documentadas e que o seu percurso está enquadrado e referenciado nos momentos históricos mais relevantes da arquitectura moderna e das artes plásticas em Portugal. Contudo, não existia, ainda, nenhum estudo sistemático à sua obra de arquitectura. A sua obra mais publicada está associada ao seu percurso nas ciências, e consiste na criação de espaços museológicos ou de exposição. Além disso, o seu edifício habitacional mais conhecido, no n.º 190 da Avenida Sidónio Pais no Porto, não consta normalmente nos guias de arquitectura moderna, o que induz, erradamente, à conclusão de que a sua obra arquitectónica é quase inexistente. Pelo que, passou a ser obrigatório reunir uma amostra relevante da sua obra arquitectónica.
Conhecer Fernando Lanhas pessoalmente foi uma experiência rara e intemporal.”

Paulo Alexandre Santos, autor da monografia «Fernando Lanhas: o arquitecto»


Clube Literário do Porto
Rua Nova da Alfândega, n.º 22
4050-430 Porto
T. 222 089 228
Fax. 222 089 230
Email: clubeliterario@fla.pt
URL: www.clubeliterariodoporto.co.pt

FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmail